O espírito olímpico


Nas últimas semanas levantou-se algum clamor em Portugal por causa da falta de medalhas olímpicas. Ao mesmo tempo, criticou-se o(s) governo(s) pela falta de apoios e pela falta de exigência curricular ao nível da educação física e do desporto, o presidente do Comité Olímpico por estar há demasiado tempo no lugar, os atletas por estarem ‘acomodados’… criticou-se isto e aquilo, porque sim e porque não.
Um País que durante 47 meses ignora tudo quanto não diga respeito ao futebol, acorda ao 48º a exigir medalhas. Há aqui um grande exagero, bem português aliás.
Mas o que me trouxe a este tema foi algo mais que criticar A ou B, mesmo C e D. O que me trouxe a este tema tem nome: Clarisse Cruz, atleta portuguesa que corre os 3.000 metros obstáculos nas horas vagas do seu emprego na Câmara Municipal de Ovar.
Clarisse Cruz é amadora: trabalha as horas normais durante a semana, tem a sua vida pessoal para acautelar e ainda arranja tempo para treinar: três mil metros, com obstáculos. Três mil metros é mais ou menos meio caminho entre Leiria e as Cortes, mas com umas ‘tábuas’ que é preciso ultrapassar elevando a passada.
Ora, ao fim de quatro anos de treino, Clarisse alcançou o que perseguia: fez os mínimos para poder estar nos jogos da 30ª Olimpíada. E esteve, embora talvez não da forma que esperava.
Aconteceu que Clarisse Cruz caiu durante a sua primeira prova ao saltar uma barreira. Caiu mas não desistiu. Voltou à luta e, mérito maior, conseguiu um lugar na final.
É claro que não conseguiu um dos três primeiros lugares. Nem sequer um diploma... Mas, provavelmente sem se aperceber, Clarisse Cruz fez mais. Mostrou o que é mesmo o espírito olímpico, a vontade de se superar, de vencer a dor, a desilusão, a humilhação de se ver caída.
Portugal deve um grande agradecimento a Clarisse Cruz. Mais do que ninguém, ela merece uma medalha.
(in 'Região de Leiria' - "Da margem do Lis", 17 de Agosto)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Devia ficar orgulhoso?

Não havia necessidade!

O PSD tem conserto?