Bairrismo

Sou de Leiria, gosto de ser de Leiria e tudo o que mexe com o nome da cidade/concelho/distrito(?) diz-me também respeito. Gosto de ler/ouvir coisas agradáveis, detesto ler/ouvir coisas desagradáveis.
Escrevi isto, há umas semanas numa das redes sociais da moda, a propósito da situação que se vivia (e vive) no União de Leiria. Escrevo isto hoje aqui, a propósito de uma ‘notícia’ que li e que, por coincidência, também tem a ver com futebol (mas não só).
Li algures que uma “Bancada do Estádio de Leiria [estava] em leilão na net”. E li também, no desenvolvimento da ‘notícia’, que “construída para acolher os adeptos do Euro 2004, uma das bancadas amovíveis do Estádio Municipal de Leiria foi adquirida pela Leirisport - Desporto, Lazer e Turismo de Leiria e está a ser leiloada pelos serviços de finanças de Beja por cerca de 54 mil euros”.
A estranheza (digamos assim) nasceu logo no título. Depois li o resto e a estranheza evoluiu para revolta e incredulidade: porquê leiloada em Beja?
Encurtando razões, a bancada foi vendida pela Leirisport em 2009, sendo agora propriedade de uma empresa alentejana.
Não sei quem escreveu e não me interessa quem autorizou a publicação da ‘notícia’, embora conheça a origem. Também imagino que conclusão se pretendia extrair com a ‘notícia’ (o que aliás confirmei com os comentários lidos e ouvidos).
Interessa-me sublinhar, telegraficamente, duas coisas:
Em primeiro lugar, a facilidade com que se escrevem/dizem coisas graves sem verificar devidamente a veracidade desses ‘factos’ (ou, pior, se sabe que eles não resistem a uma verificação mas se escreve/diz na mesma);
Em segundo lugar, que também por culpa nossa é fácil ‘bater’ em Leiria. Eu sei que nos colocamos a jeito em algumas ocasiões, mas é grave que não saibamos reagir perante as pequenas, médias e grandes ‘inverdades’ que se dizem sobre nós.
É isso: sou bairrista! E gosto de ser.
(in 'Região de Leiria' - "Da margem do Lis", 25 de Maio)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Devia ficar orgulhoso?

Não havia necessidade!

O PSD tem conserto?