Homenagem ao Soutocico

Amanhã à noite [dia 14], numa povoação bem perto de Leiria, reedita-se um extraordinário exemplo do empenho e reunião de esforços de uma população inteira.
Amanhã à noite, no Soutocico, mais de 300 figurantes dão corpo à tradição (quadrienal) do ‘Enterro do bacalhau’.
Três centenas? Mais, bem mais!. É que, para além dos que se vão ver, paramentados a rigor, muitas mais pessoas dão o melhor delas para concretizar uma tradição nascida no final dos anos 30 do século passado (1938, salvo erro).
O ‘Enterro do bacalhau’ é uma gigantesca peça de teatro satírico, incómoda para muitos ainda hoje (e que a ditadura proibiu). Mas é bastante mais. É uma prova de que a união faz a força, que com meios modestos é possível fazer, e fazer bem, que quando se definem objectivos é possível reunir toda uma comunidade, dar um exemplo de congregação de vontades.
O ‘Enterro do bacalhau’ mostra que, apesar dos tempos correrem de feição aos individualismos, é possível mobilizar vontades e unir esforços na defesa e promoção de valores colectivos, de tradições culturais, de objectivos ditos imateriais.
O exemplo do Soutocico mostra a importância das pequenas comunidades, do sentimento de pertença, do valor que as pessoas atribuem às suas origens. Quando amanhã à noite o Soutocico sair à rua (literalmente!), mais que qualidade do espectáculo proporcionado (e este, por si só, justifica a visita) é o exemplo de vontade colectiva que ali se revela.
Mais ou menos afinados, mais ou menos certos nos passos, mais ou menos ricos os textos, o importante são as pessoas, a sua união, o seu orgulho, o prazer com que recebem os visitantes e (desculpem repetir-me) o exemplo que dão.
Por isso aqui fica uma homenagem e um compromisso: até amanhã, no Soutocico!
(Uma nota final: para cumprir devidamente o ‘preceito’, há que ir cedo, a tempo de participar no ‘congresso’)

(in 'Região de Leiria' - "Da margem do Lis", 13 de Abril)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Devia ficar orgulhoso?

Não havia necessidade!

O PSD tem conserto?