Haverá esperança?

Vai para oito meses, escrevi neste espaço que não devíamos alimentar esperanças vãs no que respeita à abertura da Base Aérea de Monte Real ao tráfego civil. Era tempo, sustentei, de preparar estratégias de mais longo prazo, à espera de melhores dias no que à economia e à capacidade de investimento dizia respeito.
Todavia, nestes meses (e especialmente na última semana) alguns indícios fazem pensar.
Em primeiro lugar, voltou à praça pública a solução ‘Portela+1’, há muito sustentada pelos defensores do aeroporto de Lisboa. Consiste esta solução, basicamente, na manutenção operacional do actual aeroporto e no aproveitamento de outra infra-estrutura aeroportuária como complemento daquele.
Quando se voltou a falar deste assunto, logo saltaram para a Comunicação Social as hipóteses Alverca, Montijo e Sintra (por ordem alfabética para não melindrar ninguém…). Mais recentemente, terá ficado apenas Sintra ‘na corrida’. Até que…
Até que através do presidente do Turismo do Centro, que invocou fonte do Governo, se soube que a ‘corrida’ seria a dois e que o segundo seria Monte Real. A esta declaração seguiram-se as mais recentes visitas de alguns autarcas e do próprio ministro da Defesa à Base Aérea de Monte Real.
Será fumo sem fogo? Será apenas uma ‘táctica’ para justificar a escolha de Sintra como futuro terminal aeroportuário vocacionado para as ‘low cost’?
Partindo do princípio que, apesar das restrições orçamentais, haverá dinheiro para o investimento necessário, a escolha de Monte Real seria uma óptima notícia para a região.
Partindo daquele mesmo princípio, é imprescindível que se estude devidamente o (mau) exemplo espanhol e se evitem gastos megalómanos, perfeitamente desajustados para o fim em vista.
Para além destas, uma outra dúvida me assalta: estaremos preparados para o que significa a abertura de Monte Real ao tráfego civil?
(in 'Região de Leiria' - "Da margem do Lis", 17 de Fevereiro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Devia ficar orgulhoso?

Não havia necessidade!

O PSD tem conserto?