Sobre o respeito (ou a falta dele)

A Câmara de Leiria quer alterar o horário de funcionamento dos bares do Centro Histórico: os estabelecimentos encerrarão à meia-noite, excepto ao fim-de-semana e vésperas de feriados.
Custa-me acreditar numa coisa destas. Custa-me verificar ao que chegou a falta de civismo e de respeito. Custa-me crer que as autoridades se demitam tão facilmente das suas responsabilidades.
Há, efectivamente, muita falta de respeito na noite do Centro Histórico: há bares que abusam do ‘som ambiente’; há frequentadores que abusam das cordas vocais e outras fontes de ruído. Exige-se mais respeito pelos moradores.
Mas há outros ‘actores’ a respeitar. Desde logo os frequentadores ‘normais’: aqueles que não falam alto, que não gritam, que não pontapeiam objectos… que apenas querem beber um copo e dar dois dedos de conversa. Depois, os empresários que investiram confiando na estabilidade das regras, em palavras como ‘reabilitação’, ‘animação’ e outras semelhantes. Ainda os trabalhadores dos bares, cujos postos de trabalho correm riscos evidentes.
Onde está o respeito por estas partes da mesma questão?
Se os cidadãos, por si só, não cumprem as regras não há formas de os ‘ajudar’ a cumprir? Fechar aqueles bares resolve o problema? Ou empurra-o para outro lado? A Câmara vai sucessivamente encerrar os bares de outras zonas? E por que não já?
Se há bares com excesso de ruído não podem ser penalizados (e, no limite, encerrados)? Se há ‘comportamentos desviantes’ nas ruas, a PSP não tem obrigação de intervir? Ou é suficiente garantir a hora de encerramento dos bares (e quanto mais cedo melhor)?
Três coisas eu sei:
Os moradores merecem respeito.
Todos os outros ‘actores’ também.
Não pode haver medo de fazer cumprir as regras da lei e do civismo.
Empurrar o lixo para baixo do tapete não é limpar a casa.
(in 'Região de Leiria' - "Da margem do Lis", 23 de Dezembro)

Votos de Boas Festas para as leitoras e os leitores de 'O (segundo) voo do mocho'

Comentários

  1. é um debate que necessita de mais intervenção dos 3 lados-
    Faz-me uma certa confusão tomarem-se os bares todos como igual, quando eles são bem diferentes, principalmente porque há deles que cumprem a lei e outros que não.
    Depois porque existem moradores que podem ajudar a perceber onde esta o mal, porque não há ruído em toda a zona histórica, e todos sabemos que existem moradores que provocam.
    E as autoridades que deviam muito mais controlar as licenças e o cumprimento da lei e as policiais que deviam efectivamente cumprir a lei, quando esta diz que é proibido o "botelhon" há castelhana e isso acontece todas as noites em Leiria..
    Temos todos de melhorar..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Devia ficar orgulhoso?

Não havia necessidade!

O PSD tem conserto?